Maquiagem e extensões de cílios

Maquiagem e extensões de cílios

Muitas mulheres sentem incômodo quando usam maquiagem nos olhos. Geralmente são pessoas muito alérgicas ou que apresentam blefarite crônica.

A blefarite crônica é uma inflamação nas margens palpebrais, que provoca vermelhidão, coceira, perda de cílios e ardência nos olhos. Ela pode dificultar muito o uso de cosméticos na região ocular. A conjuntivite alérgica pode causar alguns sintomas semelhantes, como coceira e irritação, e deixar os olhos muito sensíveis a alguns produtos.

Nesses casos, deve-se ter um cuidado redobrado no uso de maquiagem. Primeiramente, utilizar produtos hipoalergênicos e de difícil remoção, como maquiagem à prova d’água.

É fundamental que a maquiagem seja completamente removida e as pálpebras higienizadas de forma adequada. Recomendo que a maquiagem seja removida com algodão e solução demaquilante, de preferência água micelar ou demaquilantes bifásicos, com movimentos delicados, sem fricção excessiva. O que restar pode ser removido com cotonetes e a mesma solução demaquilante. Após a remoção, enxaguar e lavar as pálpebras com um sabonete específico para a face ou mesmo shampoo neutro infantil. Após enxaguar e secar, aplicar um hidratante na região das pálpebras.

O uso de medicamentos com o princípio ativo bimatoprosta para estimular o crescimento dos cílios deve ser acompanhado pelo oftalmologista, devido aos possíveis efeitos colaterais, como piora da blefarite e aumento da pigmentação das pálpebras.

As extensões de cílios devem ser evitadas nos casos de conjuntivite alérgica e blefarite.